A ilusão da fé

 


"Um texto explicando para os crentes o que é a fé e como a fé funciona dentro do cérebro.  Fé é sentir amor por aquilo que acredita que seja verdade. Este sentimento de amor indevido gera a ilusão algo ser verdade, mesmo não sendo verdade. Quem tem fé, vê aquilo que deseja ver, e não vê a realidade. Toda a religião é errada pois sua base esta na fé. E a fé sempre foi vendida para a humanidade como uma virtude e algo necessário para a felicidade pessoal. Mas é uma mentira. A fé é um vicio como as drogas  que faz mal a mente humana e é desnecessária para a felicidade pessoal.

A verdadeira virtude esta no oposto da fé que é o ceticismo. Muitos falam de fé sem saber o que é fé.Fé é usar a mesma área do cérebro dedicada para amar pessoas para amar hipóteses. Ou seja fé é amar o que acredita que seja verdade. Este sentimento de amor gera a ilusão de algo ser verdade , sem provas que é verdade. E tem mais a ser aprendido sobre o amor. O sentimento de presença de deus vem de nossa capacidade biológica de amar. O sentimento de amor foi desenvolvido pela evolução biológica para espalhar nossos genes e perpetuar a vida.

O sentimento de amor gera a sensação de presença da pessoa amada, para que nossos antepassados pré-históricos continuassem unidos para a criação dos filhos, mesmo separados por dias, ou semanas de caçada. Mas o amor tem um lado negativo. Acontece que se você amar algo que não existe, vai sentir a presença desse algo que não existe. Se você amar Sacis, vai sentir a presença de Sacis. Se você amar Fadas, vai sentir a presença Fadas. Se você amar Ganesha, vai sentir a presença de Ganesha. E se você amar deus, vai sentir a presença de deus. Mas nenhum deles existe. 

Use sua capacidade de amar, para amar coisas que existem. E isso também explica a reação dos crentes quando são confrontados que sua fé é uma mentira.  Pois é ativada a mesma área do cérebro de quando alguém diz que a pessoa que ama esta lhe traindo. A pessoa sente raiva de quem mostra que sua fé é uma mentira, assim como sente raiva de quem mostra que a pessoa amada esta lhe traindo. A perder a fé causa tanta dor quanto perder um amor.

Por esta razão a pessoa que tem fé em uma mentira , se sente ofendida com a verdade . Por esta razão a pessoa que tem fé em uma mentira , considera a verdade uma falta de respeito . Por isso a fé só leva a mentira e a ilusão. 

Só o ceticismo leva ao conhecimento e a verdade . E é por isso que todas as religiões estão erradas .E exatamente todas as religiões do mundo, tentam deturpar o significado da para que a grande maioria das pessoas não saibam o que é. Tentam relaciona a fé com outras condições humanas que não são fé. Por exemplo:

Dizem que Fé é esperança. Mas a verdade é que fé não é esperança. Dizem que Fé é auto-confiança. Mas a verdade é que fé não é auto-confiança. Dizem que Fé é coragem. Mas a verdade é que fé não é coragem. Dizem que Fé é auto- estima. Mas a verdade é que a fé não é auto-estima. Dizem que Fé é convicção que sairá de voce forças para superar dificuldades. Mas a verdade é que não é fe que te dará forças e sim o amor proprio.

"ORA, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não veem." (Hebreus 11 : 1), é um exemplo da religião tentando confundir as pessoas sobre o significado da fé. "Ter fé é ter medo da verdade" - Nietzsche

Fé (do grego: pistia e do latim: Fides) é a firme opinião de que algo seja verdade, sem nenhuma prova de que este algo seja verdade, pela absoluta confiança que depositamos neste algo ou alguém. A fé se relaciona de maneira unilateral com os verbos acreditar, confiar ou apostar, isto é, se alguém tem fé em algo, então acredita, confia e aposta nisso, mas se uma pessoa acredita, confia e aposta em algo, não significa, necessariamente, que tenha fé.  A diferença entre eles, é que ter fé é nutrir um sentimento de afeição, ou até mesmo amor, pelo que acredita, confia e aposta.

O neurologista Dr. *Persinger e o neuroradiologista Dr.Jeffrey Anderson** e o confirmaram que quando se tem fé, as pessoas usam o circuito neural na qual se usaria para amar outras pessoas, para amar uma hipótese e assim ter a sensação ilusória que esta hipótese é uma verdade. A assim motivados pelas falsas verdades da fé são motivados a fazer tudo de errado no mundo (repare que Hitler tinha fé naquilo que acreditava- superioridade racial - , além de acreditar que fazia a vontade divina).

Sócrates dizia sempre que uma vida não questionada, não merecia nem mesmo ser vivida. Descartes já dizia que a única certeza era a existência, pois "ergo cogito, ego sun" Eu acredito em muitas coisas, não vou bancar o hipócrita aqui, por que isso não faz de mim uma pessoa estupida? Eu acredito em muitas coisas sim, mas não tenho fé em nada do que acredito. Pois isso me permito a questionar tudo o que acredito e mudar de ideia ou ate mesmo duvidar da minha própria ideia, só não podendo duvidar da minha própria existência, pois "Ego cogito, ergo sun"

Já quem tem fé não tem liberdade para fazer tal coisa. O que as pessoas precisam entender é que não precisam de fé para viver. Basta acreditar, sem ter fé naquilo que acredita, para não ser cego pela mesma.. Como já dizia Carl Sagan-”A fé é o primeiro vicio da humanidade e a primeira virtude foi o ceticismo.”

0 Komentar:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites