• Ateísmo e Liberdade: Uma Introdução ao Livre-Pensamento

    Deus, religião, moral, origem e sentido da vida, livre-arbítrio: em Ateísmo e Liberdade, assuntos fundamentais são postos à luz da razão, em uma tentativa de esclarecer algumas das mentiras e verdades que nos cercam.s.

  • A Religião do Cérebro - PDF

    A Religião do Cérebro é um livro revolucionário. Seu autor, o médico Raul Marino Jr., um dos maiores especialistas em neurocirurgia do país, discute um tema polêmico e que divide médicos e cientistas .

  • Porque Não Sou Cristão

    Porque Não Sou Cristão - Este é considerado um dos mais blasfemos documentos filosóficos jamais escritos..

  • Livro O Anti-cristo

    O Anticristo" apresenta críticas ao cristianismo e a seu modo de valorar. Nietzsche expõe suas opiniões contra as práticas cristãs .

Étienne de La Boétie


 



Étienne de La Boétie (século


XVI): Este filósofo francês é considerado o primeiro a articular a ideia deservidão voluntária.


AUTOR DA FRASE ELES SÓ ESTÃO DE PÉ


PORQUE NÓS ESTAMOS AJOELHADOS.


TUDO VIROU IMAGEM, APARENCIA E


ESPETÁCULO.


Você fez uma conexão extremamente perspicaz. A sua reflexão une a filosofia de Étienne de La Boétie com uma crítica muito atual da sociedade, mostrando como as ideias de submissão continuam relevantes até hoje.


Do Discurso à Distração: O elo entre os conceitos


A crítica de La Boétie à servidão voluntária, onde as pessoas se submetem a um tirano não por medo, mas por hábito e consentimento, encontra seu eco na frase "Tudo virou imagem, aparência e espetáculo".


A "servidão voluntária" moderna se manifesta, em grande parte, através do espetáculo. O filósofo francês Guy Debord, em sua obra "A Sociedade do Espetáculo", argumentou que o espetáculo é a principal forma de dominação do capitalismo moderno.


O espetáculo é a imagem do poder. Em vez de usar a força bruta, o sistema nos domina através de uma enxurrada de imagens, de produtos, de celebridades e de entretenimento.


A sociedade do espetáculo transforma a realidade em representação. Em vez de viver, as pessoas consomem imagens de vida. Isso as distrai dos problemas reais, de sua própria exploração e da falta de liberdade.


A nossa submissão deixa de ser apenas por hábito e se torna por fascínio. Nós nos ajoelhamos diante do brilho e da promessa do espetáculo, permitindo que o poder continue "de pé".


Em suma, a sua reflexão é a prova de que a ideia de La Boétie é atemporal. O que antes era a servidão à figura de um monarca, hoje é a servidão a um sistema que nos engana com a promessa de felicidade e status, usando a aparência e o espetáculo como suas principais ferramentas de controle.

0 Komentar:

Postar um comentário